quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Levanta-te, toma o teu leito e anda!"

Foi isso que Jesus disse ao coxo que há muitos anos perdia a oportunidade de entrar na água do tanque agitada pelo anjo. O pobre moço jamais conseguira chegar no momento milagroso, porque se vitimizava e acreditava depender de quem o transportava até o local da benção, que para ele era a única condição para se curar. Entretanto, Jesus o desafiou, com o imperativo que dá título a esse texto. O homem poderia ter colocado empecilhos, ter se colocado na defensiva. Como poderia ele carregar seu próprio leito, se sequer andava? Levantar-se era o que não poderia fazer. Jesus, entretanto, conforme Seamands (1996, p.88) não pretendia com isso apenas "aguçar seu desejo e reavivar suas esperanças mas também desviar sua atenção do tanque para a Pessoa; das águas agitadas para aquele que é a fonte da água viva".
Às vezes estamos tão apegados a métodos e maneiras que nos foram impostas para recebermos a benção, e focamos tanto nisso, que acabamos não a recebendo. Perdemos anos e anos correndo atrás de profetas, de "locais de benção", de promessas, que passamos a viver uma vida de coxos espirituais. Sempre estamos precisando, nessas condições, de um apoio, de alguém para nos levar a Deus, como se não fôssemos capazes de alcançá-lo. Isso explica porque muitas igrejas estão lotadas, já que adotam como seu foco central o alcance de bençãos. Criamos certos amuletos, condições sem as quais não recebemos nenhuma benção divina. Tornamo-nos cristãos altamente supersticiosos e mesquinhos, desconhecendo o autor de todas as graças recebidas. Criticamos muitas vezes a idolatria, mas somos idólatras do mesmo jeito: "só acontece se for assim, se fizer isso ou aquilo" NÃO. Não existe métodos certeiros, receitas milagrosas, maneiras infalíveis para se alcançar a benção. É uma questão de fé, de entrega de si, de vontade Divina. Se Ele quiser e o indivíduo buscar, recebe. Como diz as sagradas escrituras: "Batei, batei e abrir-se-vos-á. Buscai e encontrareis". Não estejamos focados nas águas agitadas do tanque, mas na fonte da água da vida: Jesus.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Deus nos escolheu: somos povo!

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançaste misericórdia.
(1 Pe. 2:9,10)

Às vezes, ainda que sendo cristãos, não acreditamos que fomos convocados a ocupar legalmente uma nova posição quando recebemos em nosso coração a mensagem cristocêntrica. Ficamos nos lamentando por coisas que ficaram no passado, que poderiam ter acontecido, mas não aconteceram. Atribuímos a culpa de nossos "fracassos" a alguém, porque não temos coragem de assumir responsabilidades. Vivendo um passado eterno, povoamos nossa alma com monstros e assombros que nos fizeram pensar em desistir muitas vezes de viver. Não nos atentamos às promessas de Deus em nossas vidas, nos vitimizamos, considerando o quanto poderia ser diferente se isto ou aquilo pudesse ter acontecido de outra maneira.
Entretanto, como podemos ler em 1 Pedro, não existe motivo para lamentação, só para alegria e regozijo na alma. Ora, não éramos povo, vivíamos em trevas; tornamo-nos povo, trazidos fomos para a luz e nos tornamos ainda raça eleita e sacerdócio real. Aleluia! Deus é pai. Ele cuidou sempre de nossa auto-estima e pede para que tomemos posse da vitória.

Diante da passagem bíblica inicialmente citada, há legalidade para que eu tome posse de minha vitória, ocupando, assim, o lugar que é meu por direito. Fui eleita, sou sacerdócio real, o Senhor me reconstituiu. Alcancei misericórdia, apesar de tantos erros cometidos. Agora regozijo-me, fazendo jus a posição a mim concedida pelo meu Pai.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Situações

Situações nessa vida me fazem sentir,
Que não sou forte a ponto de até resistir
Nesses terríveis momentos os maus pensamentos me querem levar
A um extremo de vida que meu equilíbrio se deixa enganar...

Instantes que se prolongam tentando mudar
Tudo o que já se fez novo pois Cristo mudou,
Tentando hoje trazer o que eu tento esquecer

Sou vencedor e ninguém poderá me deter

Pois eu sei que jamais eu provado serei
Além do que eu possa suportar...
E se ainda eu cair e pensar que é o fim
Jesus me ergue e segue junto a mim
Grupo Logos

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A integridade é um imperativo para o cristão


Atualmente, percebemos que as relacionamentos se baseiam no poder. Poder ilimitado, sendo os meios para alcançá-los, inquestionáveis ao mundo, quaisquer que sejam eles. As palestras motivacionais nos impulsionam à ganância, à usura, dentre outros pecados. O mundo dos negócios, esse tem uma linguagem própria, em que a ética assume tons diferenciados daqueles que aprendemos como cristãos. A sociedade aceita essas nuances, e é assim que qualquer um de nós deve proceder para alcançar o tão almejado Poder.
Entretanto, como podemos perceber na carta de Paulo aos Gálatas devemos viver de forma livre e responsável neste mundo. Devemos almejar as coisas de Deus, mais do que as coisas terrestres. É importante que almejemos progredir na obra de Deus, para que o reino cresça. Para isso precisamos ter uma conduta irrepreensível, buscando sempre a aprovação de Deus. O poder terreno é efêmero e tem trazido a perdição de muitos cristãos, quando não bem alcançado ou exercido. Ensoberbece o indivíduo e fá-los pecar contra Deus. Mas o poder de Deus em nossas vidas dura enquanto durar nosso relacionamento com Ele, ou seja, pode ser eterno se quisermos e formos íntegros. Vivamos, então, conforme os preceitos da palavra divina e assim ele nos revestirá de glória e poder.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Marcas

Não entendo seu modo de agir
Quando trazes a minha memória
Dores, marcas, histórias
Que estão bem vivas em mim.
Sob o discernimento dos fatos
Vejo tantos problemas apertos e mágoas,
Só tu me conheces bem.

Faz algo mais no meu interior carente
Ó paz singular traz a luz pra minha mente
Sou todo teu, põe teu selo sobre mim
Conforta-me com amor sem fim.

Meus conflitos, mil noites em claro,
A razão e a vontade em fragilidades
Deus do céu eu sei o quanto preciso de ti
Me exponho agora ao altar
E invoco a misericórdia do Senhor
Vem pode me curar.

Conforta-me com amor
Cura-me com amor
Restaura-me com amor sem fim.

Fernanda Brum

Senhor, através dessa linda música, venho pedir-te que entres em meu ser de maneira poderosa. Peço-te que cures a minha alma, restaures o meu ser, de modo que percebam o teu agir em mim. Careço de tua misericórdia, atenda ao meu clamor, pelo teu poder.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Agradecendo...

Mais um dia e me sinto feliz! Não, não há em mim nenhum sentimento nostálgico, nenhuma lembrança, nenhum "chorar o leite derramado". Estou realmente feliz, satisfeita com a voz que reconheço ser a do meu Pai. Ele me diz para que eu fique tranquila, para que descanse nele a cada momento, para que confie na sua provisão.
Para muitos não vale a pena esperar... Mas vale, com toda a segurança afirmo.
Há coisas que nos parecem, sim, de urgentíssima necessidade. Tanto tempo envoltos em relações complexas, em dores que de tanto doer já não doem mais tanto assim. Feridas internas... Entretanto, mesmo nos momentos mais difíceis, aqueles em que pensamos em "jogar tudo para o alto", o tempo de Deus deve prevalecer nas nossas tomadas de decisão. Ele é quem deve direcionar nossos passos, guiar nossas vidas... Muito difícil dizer isso, mas importa que esperemos em Deus, ainda que isso leve uma vida, que se tarde aos nossos olhos vis. Ele conhece o nosso ser, sabe do nosso levantar e do nosso andar. Conhece quando estamos amadurecidos, sabe das nossas dores e não nos deixa sozinhos nunca. Ele sofre conosco, ele chora conosco, ele luta por nós. É tão confortante sabermos que temos um Deus, em cujas asas estamos escondidos. Gratos somos por termos um pai bondoso, que não esquece dos seus e os protege sempre do mal. Amém!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tanto temos ouvido ultimamente falar de crise mundial, em que se estabelece relação automática ao desaquecimento da economia estadunidense e de países ditos desenvolvidos. Muitos são os discursos reproduzidos, ora vazios de entendimento, ora ousados e seguros, pessimistas ou otimistas. O que sabemos é que se está contendo e cortando gastos, em nome desse momento, na maioria das vezes, de quem não tem o que cortar e donde não se pode fazê-lo. Entre tantos falares sobre esse fato que afeta a muitos, gerando desemprego, aumento na criminalidade e marginalização social, destacamos uma solução: Jesus Cristo. Com ele não há crise que nos abale, porque Ele nos guarda de todo mal e nos sustenta. A palavra divina diz: "Mil cairão ao teu lado e dez mil a sua direita, mas tu não serás atingido". Que profundidade tem essa palavra! Jesus me protege de tal forma que me assegura uma vida plena de graça, de benefícios ímpares. As vagas para a proteção do altíssimo são ilimitadas, basta apenas querermos ser protegidos por Ele.
Em suma, não há crise para quem está em Cristo.