quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A suprema excelência do amor.


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistériose toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência,não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

(...)

Permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três, mas a maior destas é o amor!

I Coríntios 13


Leitores amigos,


Não é nenhuma novidade que a sociedade contemporânea tem sido marcada pelo consumismo, vício que muitos de nós já adquirimos ao longo do tempo. Para mantermos nosso padrão viciado de vida, precisamos trabalhar além das oito horas diárias, muitas vezes em vários postos de trabalho. Não, não é meu propósito criticar quem o faz, também o faria se por acaso quisesse adquirir algo desejado, mas além de meus padrões. A sociedade consumista nos escraviza e é fácil sermos envolvidos por ela, tantas novidades e mordomias nos traz. Entretanto, essa escravidão nos faz coisificar as pessoas que nos amam, valorizando mais o ter do que o ser. Esquecemo-nos de nossos amigos, namorados (as), cônjuges, pais, filhos, de nossas famílias e irmãos de fé. Tudo porque precisamos de dinheiro, reconhecimento, promoção... Paulo diz, aos Corintios, que ainda que tivessem toda ciência, toda a fortuna distribuída entre os pobres, fé, nada seriam sem o amor. Dizemos que amamos, mas o fazemos superficialmente, não estamos prontos para nos doar, para esperar, compreender. Brigamos por qualquer motivo, fazemos guerra por qualquer motivo, falamos mal do outro por qualquer motivo... Não, isso não faz parte do verdadeiro amor. Este tudo suporta, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, não se irrita, não suspeita mal... O amor é a chave da boa vida!


Amo meu Deus, minha família, meus amigos, namorado, irmãos de fé, pais, irmãos. Cunhada, você também! Você que me lê agora, todos, todos... Que Deus vos abençoe!
Volte amanhã!

Nenhum comentário: