domingo, 24 de fevereiro de 2008

Não faça acepção de pessoas

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da Glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizeste distinção dentre vós mesmose não fizestes juízes de maus pensamentos?Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino wue prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. (...) Todavia, se cumprirdes conforme a Escritura, a lei real:Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.Tiago 2:1-8


Bom dia,


Que Deus te abençoe nesse Domingo, dia em que a família se reune, e via de regra, tira tempo para um merecido descanso. Vamos, agora, falar dessa passagem linda, mas bem pouco vivida por nós. Temos nossos grupinhos, e muitas vezes, sim, fazemos acepção de pessoas. É tão mais cobiçada a amizade de um rico, de quem tem "poder". Quantas pessoas não se agregam a ele e se submetem a seus valores, porque pode ajudá-lo (na busca pelo status). No mundo de influências em que vivemos, em que o QI determina "quem seremos", nos submetemos a valores tão sórdidos, tão mesquinhos... Vendemos nossa dignidade por preço de banana. Ser amigo de fulano determina quem eu "serei" na comunidade, como serei tratada. E isso, muitas vezes, a gente reproduz na nossa prática. Quanto somos falsos, como preferimos mais uns aos outros, porque podem nos favorecer! E vivemos essa sociedade de troca de favores: Você me oferce Y, em contrapartida eu te ofereço X. E vamos, assim, formando uma equação que não resulta em amor, mas em interesse. Será que estamos amando o próximo como a nós mesmos? Será que intimamente não preferimos o rico ao pobre, o bonito ao feio, o loiro ao negro (e vice-versa), o popular ao recatado? Embora seja muito difícil, busquemos nos entender, e a amar indiscriminadamente uns aos outros.

Estou tentando amar assim. Tente você também! Em nome do Pai obteremos êxito em nossa busca! Até amanhã, se Deus permitir!

Nenhum comentário: