sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ele morreu por nós!

Nesse último dia do mês de Fevereiro, vamos meditar em Isaías 53

Quem deu crédito à nossa pregração? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de um terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas sua pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque a iniqüidade deles levará sobre si.
Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Amigo (a),
Jesus morreu em nosso lugar. Muitas vezes, nos esquecemos desse amor tão infinito de Deus para conosco. E, ficamos aborrecidos e quedamos em sofrimento, mas Ele levou sobre si as nossas dores e transgressões. Ora, o preço já foi pago para que fôssemos livres, e ainda alguns de nós estão presos. O preço foi pago, mas não acionamos nossos direitos para usufruir a paz e a liberdade que Jesus nos deu. Ele limpou a nossa alma. Redimiu-a com seu sangue, e, às vezes, queremos mantê-la suja, cheia de manchas, queremos levar nossas transgressões, pecados e sofrimentos. Não! Devemos confiar a Jesus todos os nossos problemas, não podemos pagar o que Jesus já pagou na cruz do calvário. O sacrifício não foi vão. Basta só que nos arrependamos do que fizemos, que reconheçamos nossos erros, que sejamos honestos com ele. Confiemos todos os mais íntimos segredos - que Deus já conhece, não adianta esconder - a ele, e assim nos ajudará sempre. Porque o seu julgo é suave e o seu fardo é leve. Entregue todo seu caminho a Jesus!
Deus nos abençoe a cada passo que dermos! Até amanhã, se Ele nos permitir!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A bondade de Deus


Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe;e o que busca encontra; e, ao que bate se abre. E qual de vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe lhe dará uma serpente? Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto,tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Mateus 7:7-12

Boa tarde,amado(a)!

Às vezes, ficamos nos lamentando por bençãos que não recebemos.Mas estamos de boca fechada, não pedimos, tentando manter o nosso orgulho ilibado. Entretanto, devemos saber que precisamos pedir para Deus as nossas bençãos, pois ele sabe de nossas dificuldades, mas quer nos ouvir. Se pedirmos com fé e perseverança Ele nos dá. Ele é um ótimo Pai. Se o nosso pai, mortal e humano, nos dá boas coisas quando pedimos, imagine Deus, nosso Pai celeste! E Ele conhece também o que vai ou não ser bom para nós. Pedimos tanto, às vezes, uma determinada coisa, mas Deus sabendo que não será proveitoso para nossas vidas falíveis,e, amando-nos, sobremaneira, não nos concede a tão sonhada "benção". É! Deus nos ama de tal maneira que não dá coisas que mais tarde serão responsáveis por nosso fracasso. Aos filhos dá as melhores coisas. Temos que bater na porta certa, pedir a coisa certa e perguntar se é da vontade dele que alcancemos essa graça. Se for, Ele nos dará, sem dúvida; Se não for, amém! Ele tem algo melhor para nós. É só pedir e aguardar. Ele é um pai bom, justo e fiel!
Até amanhã! Deus nos abençoe!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A prática da sabedoria

Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração porque, com longos dias e anos de vida, assegurar-te-ão eles a felicidade. Oxalá a bondade e a fidelidade não se afastem de ti! Ata-as ao teu pescoço, grava-as em teu coração! Assim obterás graça e reputação aos olhos de Deus e dos homens. Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! (...) Não sejais sábio aos teus próprios olhos, teme ao Senhor e afasta-te do mal.
Provérbios 3:1-7
Bom dia, amigo(a)
Hoje nós vamos falar sobre a prática da sabedoria. Para obtê-la de Deus, temos que guardar os seus mandamentos. Assim, seremos muito felizes. Observe que a sabedoria pressupõe a humildade. Não sejamos sábios aos nossos próprios olhos, mas busquemos a sabedoria da única fonte inesgotável: Jesus. Que nossos corações confiem plenamente em Deus e não em nós mesmos.
Amanhã te aguardo! Deus te abençoe!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Não faça acepção de pessoas

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da Glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizeste distinção dentre vós mesmose não fizestes juízes de maus pensamentos?Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino wue prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. (...) Todavia, se cumprirdes conforme a Escritura, a lei real:Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.Tiago 2:1-8


Bom dia,


Que Deus te abençoe nesse Domingo, dia em que a família se reune, e via de regra, tira tempo para um merecido descanso. Vamos, agora, falar dessa passagem linda, mas bem pouco vivida por nós. Temos nossos grupinhos, e muitas vezes, sim, fazemos acepção de pessoas. É tão mais cobiçada a amizade de um rico, de quem tem "poder". Quantas pessoas não se agregam a ele e se submetem a seus valores, porque pode ajudá-lo (na busca pelo status). No mundo de influências em que vivemos, em que o QI determina "quem seremos", nos submetemos a valores tão sórdidos, tão mesquinhos... Vendemos nossa dignidade por preço de banana. Ser amigo de fulano determina quem eu "serei" na comunidade, como serei tratada. E isso, muitas vezes, a gente reproduz na nossa prática. Quanto somos falsos, como preferimos mais uns aos outros, porque podem nos favorecer! E vivemos essa sociedade de troca de favores: Você me oferce Y, em contrapartida eu te ofereço X. E vamos, assim, formando uma equação que não resulta em amor, mas em interesse. Será que estamos amando o próximo como a nós mesmos? Será que intimamente não preferimos o rico ao pobre, o bonito ao feio, o loiro ao negro (e vice-versa), o popular ao recatado? Embora seja muito difícil, busquemos nos entender, e a amar indiscriminadamente uns aos outros.

Estou tentando amar assim. Tente você também! Em nome do Pai obteremos êxito em nossa busca! Até amanhã, se Deus permitir!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Doçura e humildade

Meu filho, faze o que fazes com doçura, e mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles.Quanto mais fores elevado, mais te humilhará em tudo, e perante Deus acharás misericórdia, porque só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que ele é (verdadeiramente) honrado. Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar no que está acima de ti; mas pensa sempre no que Deus te ordenou. (...) Acautela-te de uma busca exagerada de coisas inúteis, e de uma curiosidade excessiva nas numerosas coisas, que ultrapassem o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas suas próprias opiniões. Seu sentido se reteve na vaidade.
Eclesiastes 3:19-26
Bom dia,
Que nós possamos sempre manter a doçura e a humildade em nossas ações. Só assim poderemos ser engrandecidos por Deus. É melhor que nos humilhemos para que ele nos exalte.As conquistas provenientes da vontade divina é que nos mantém firmes, de cabeça erguida, sem a vaidade e a presunção que muitos cultivam. Façamos o que Deus nos ordena, sem querer entender demais o mistério de suas obras.Tudo o que precisamos saber está expresso biblicamente. E é nessa verdade que devemos basear nossa vida: na humildade, na preserverança e no amor à grande obra divina.
Até amanhã! Deus te conceda humildade!

O filho da viúva

E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão. E quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão na cidade. E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E chegando-se tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Mancebo, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-a à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judéia epor toda a terra circunvizinha.
Lucas 7:11-17
Bom dia,Que bom que você me lê hoje! Vamos começar o nosso diálogo. Aqui, temos três personagens reais: eu, você e o protagonista: Jesus. Imagine quando você está em uma situação embaraçosa, quando suas esperanças se esvaem, quando tudo parece estar dando errado em sua vida. Eu já me imaginei assim, já passei por isso. Imagine quando nos agarramos a nossa aparente grande oportunidade, e ela nos escapa... Quando estamos por um fio, quando parece haver uma chance de ser feliz... E todos os pilares de nossa vida vêm ao chão. Pense na viúva de Naim, mulher sofrida, perdera o marido e agora perdia sua única esperança de vida: seu filho. Que seria dessa pobre mulher? Chorava inconsolavelmente. Tudo acabara? Não haveria mais para viver? Quem sabe, não, se Jesus não passasse por ali, bem no momento em que aquela mulher pranteava. Jesus teve compaixão e disse: - Não chores mais.- E operou o milagre: o filho reviveu. Aleluia! Agora peço a Jesus: -Senhor, tenha compaixão por mim! Não me deixes sofrer! Não permitas que me tirem a esperança! Peço o mesmo para quem me lê, nesse momento: Compadeça-te dele, Senhor! Não o desampares, porque sem ti nada podemos fazer. -É esse o clamor que levanto por nós. Ele vai fazer maravilhas em nossas vidas. - Jesus, obrigada sempre!Deus te abençoe hoje e sempre! Até amanhã!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Deus seja louvado!

Louvai ao Senhor todas as nações; louvai-o todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor é para sempre; Louvai ao Senhor!
Salmo 117

Boa tarde,
Como uma passagem tão pequena diz tanto aos nossos corações. Ao mesmo tempo em que somos convidados a louvar o Senhor, porque fomos amplamente abençoados, somos envolvidos por duas outras afirmações: 1ª) a Sua benignidade é grande. 2ª) a Sua verdade é para sempre. Ora, sendo a benignidade do Senhor grande, e estando o verbo ser no presente do indicativo, percebemos que essa benignidade ainda está se efetivando grandemente em nossas vidas. Da mesma forma a verdade do Senhor não terminou, ainda está em voga e perdurará infinitamente. As palavras do Senhor não passam. Tudo nessa vida é efêmero, mas a palavra dele não: Não voltará vazia, nunca! A modernidade pregada pelos meios de comunicação de massa pode até dizer que as verdades expressas na Bíblia estão ultrapassadas. Mas a todo momento meu pai celestial me dá provas de que a verdade não passa. E, por isso, louvar o seu nome é minha tarefa, e faço-a convicta e prazerosamente.Louve-o você também!

Até amanhã, se Deus quiser!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Prudência e sobriedade


Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!
Efésios 5:15-20


Bom dia,

Hoje falaremos da prudência que deve envolver a vida dos cristãos. Quão difícil é ser prudente! Quão difícil é agir conforme Deus quer e não na impulsividade! Há momentos em que estamos para explodir, tantos são os sentimentos negativos que tomam nosso ser. É aí que fazemos as maiores "burradas" de nossas vidas. Não esperamos Deus agir por nós e fazemo-lo imprudentemente. Achando que temos razão, que Jesus não está ouvindo nossas orações, que sequer está nos olhando, porque tem outras coisas importantes para fazer, começamos a beber, a fumar, a espraguejar, a reclamar, como se isso resolvessse nossos problemas. Não! Nos momentos mais difíceis devemos nos aproximar de Deus, louvá-lo, bendizê-lo na beleza do seu nome. Cantar, salmodiar, render-lhe graças são ações que realmente fazem com que conquistemos as bençãos. Não digo que é fácil. Eu mesma já tive surtos de injusta revolta, porque pensei que Ele tivesse que fazer as coisas na minha hora e não na dele. A todo momento me policio para não reclamar tanto. Deus nos ouve! Inclusive quando estamos bravos com ele. Ele entende nosso sofrimento, sofre conosco. Faz parte de sua obra testar nossos limites, para que possamos ser fortalecidos na Graça e no conhecimento. Vamos tentar agir prudente e sobriamente? Comecemos juntos: Um, dois, três e...
Espero você amanhã! Deus te abençoe muito!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Conquista da terra prometida.

Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Num, assistente de Moisés: "Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés. O vosso território se estenderá desde esse deserto e desde o Líbano até o grande rio Eufrates - todo o país dos hiteus - até o mar Grande para o ocidente. Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei, nem te abandonarei. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei aos teus pais dar-lhes. Têm ânimo, pois e sê corajoso para cuidadosamente observar toda a lei que Moisés, meu servo te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o de dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nela está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isato é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores."
Josué 1:1-9
Bom dia,
Quantos de nós já não sentiram medo? Quantos já não se viram desanimados em meio a situações difíceis? Acho que ninguém ousa a negar que esses sentimentos em alguns momentos de nossa vida se fizeram presentes. O Senhor nesse momento nos encoraja a passarmos o Jordão. O que seria esse Jordão? Uma dificuldade, uma barreira qualquer, que nos desanima, apesar de almejarmos nossa terra prometida. Josué, homem de Deus, também sentiu medo e desânimo, quem sabe diante da morte do líder Moisés, que seria o viabilizador da benção, pois era com ele que Deus tinha falado desde o Egito e confiado o papel de guia do povo hebreu. Mas Moisés desobedeceu a Deus, perdendo o direito de entrar na terra de Canaã. Mais tarde, Moisés morre. Deus, entretanto, sempre tem substitutos para que, independente das vontades individuais, sua obra prossiga. Escolheu, portanto, a Josué e a Calebe para conduzirem o povo à terra. Josué ficou muito apreensivo com sua nomeação, mas Deus o encorajou. Às vezes, nos esquecemos de que é Deus quem nos promete e quem fala conosco diariamente através das coisas mais simples, e nos desesperamos, sentimos medo. E Ele nos diz: "Passe o Jordão! Eu estarei contigo, te ampararei! Você vai conseguir alcançar a terra que prometi a seus pais! Você será próspero!" E nós, atemorizados ainda, por termos pouca fé, dizemos: "Senhor, dê-nos força e ânimo!" Deus nos permite isso. Além de nos conceder a benção, Ele, com sua infinita misericórdia nos oferece condições para alcançá-la.
Que Deus te dê coragem para vencer as lutas desse dia! Até amanhã!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Vamos celebrar o Senhor!

Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus foi Ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna é a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração.
Salmo 100

Bom dia,


Você deveria ser convocado para celebrar o nome do Senhor. Deveria? Sim, não houve nenhum equívoco na utilização do futuro do pretérito do modo Indicativo. O que queremos deixar claro quanto ao louvor e a celebração é que a convocação nos obriga a algo que às vezes não queremos fazer. Não, apesar da convocação do salmista, Deus nos dá o livre arbítrio. O que ele exige é que, uma vez entrando em sua presença, façamo-lo de coração, de bom grado e não de maneira forçada. Deus nos dá o direito inclusive de sermos ingratos, nós é que devemos nos conscientizar da necessidade de celebrarmos o Senhor, pelas graças que recebemos. Então, louvemos ao Senhor com integridade de coração, inteireza de alma e espírito voluntário. Louvemos, celebremos ao nosso bom Deus.


Até amanhã! Deus te dê um bom dia!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Só Deus pode livrar o seu povo


Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós. Eles nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; (...) A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está em nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

Salmo 124
Amigo(a),

Se não fosse o Senhor, estariamos perdidos. Seríamos destruídos pelos homens maus, pelos nossos adversários. Quantas vezes Deus já não nos livrou de situações embaraçosas? Por quê? Porque tem planos magníficos para nossas vidas. Ele não nos quer envolvidos cronicamente pelas turbulências que desequilibram nosso ser. Por isso ele faz com que, mesmo que passemos por lutas, sejamos beneficiados através de uma maturação espiritual, uma aprendizagem de valores indispensáveis. Os momentos difíceis provocam sim um despertar para um reconhecimento de dependência ao nosso Deus. E isso é bom, porque aí o procuramos já que temos ciência de que o nosso socorro, como diz o salmista, vem do Senhor. Entretanto, essas dificuldades são transitórias já que existe alguém por nós. Portanto, oremos sempre conforme Cristo nos ensina: Livrai-nos do mal! É ele quem não permitirá que coisas ruins e irreversíveis aconteçam conosco. Quem nos livra de acidentes, de fatalidades, de destruição da alma, do caráter. Jesus nos abençoe!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Eficácia da oração

A oração do humilde penetra as nuvens; ele não se consolará enquanto ela não chegar (a Deus), e não se afastará, enquanto o altíssimo não puser nela os olhos. O Senhor não concederá prazo: ele julgará os justos e fará justiça. O fortíssimo não terá paciência com os opressores, mas esmagar-lhe-ás os rins. Vingar-se-á das nações, até suprimir a multidão dos soberbos, e quebrar os cetros dos iníquos; até que ele dê aos homens segundo as suas obras, segundo a conduta de Adão, e segundo a sua presunção; até que faça justiça ao seu povo, e dê alegria aos justos por um efeito de sua misericórdia. A misericórdia divina no tempo da tribulação é bela; é como a nuvem que esparge a chuva na época da seca.
Eclesiastes 36:21-25


Bom dia,


Ontem falamos sobre a importância de orarmos uns pelos outros, inclusive pelos que nos perseguem. Hoje vamos falar sobre o poder da oração. Como no trecho bíblico citado, a oração dos humildes, repito: dos humildes, penetra as nuvens, e a persistência nela fará com que Deus a perceba. O Senhor tomará nossa ira, nossa revolta contra as injustiças, contra os soberbos e os fará cair por terra. Ai de quem pensar-se deus! Ai de quem brincar com seu santo nome! Ai de quem ignorar sua existência! Ai de quem tocar em um só fio de cabelo nosso! Quando entramos na presença de Deus humildemente, ele toma todas as nossas causas, junta todas as humilhações pelas quais passamos e as converte em bençãos sobre nossas vidas. Somos a menina dos olhos de Deus, glória a Ele por isso! E não acabou. Ele mesmo esmagará os rins dos opressores, suprimirá os soberbos e quebrará seus cetros. Tudo isso para conceder-nos uma vida de alegria, de justiça. Sim, a misericórdia do Senhor espalhará chuva em sua terra seca. Peça sincera e humildemente que acontecerão maravilhas em sua vida!

Receba a benção de Deus sobre sua vida! Aguardo você amanhã!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A oração por todos os homens

Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato atestado em seu tempo; (...)Que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.

I Timóteo 2:1-8
Amado (a),

Você já falou com Deus hoje? Já dirigiu uma prece ao Senhor? Lembrou-se de orar por alguém? Orou pelo seu chefe, patrão, pelas autoridades constituídas? Às vezes o que fazemos é reclamar. Quem de nós já não chamou algumas autoridades de corrompidas, ladras, desonestas, dentre outros adjetivos pejorativos? Da mesma maneira, ainda que veladamente, é possível que tenhamos feito alguma ponderação negativa sobre nossos "superiores" hierárquicos. Temos razão? Às vezes sim. Mas não adianta vivermos espraguejando, falando com quem não pode resolver a situação. Deus é um só e entre nós existe apenas Jesus Cristo, conforme a palavra bíblica supracitada, o único mediador entre Deus e o homem. Não há outro para quem possamos pedir algo, senão a Ele. Se vc acha que está sendo injustiçado, Deus fará justiça por você. Ore por quem você pensa estar agindo mal! Ore pelos políticos do Brasil! Ore para que Deus amenize esse quadro de devassidão profunda. Ore, apenas ore! Clame para quem possa te ouvir. Ninguém lhe fará mal algum. Lembre-se de que se Deus é por nós, não há o que temer. Ainda assim estaremos ajudando os que nos lastimam a encontrarem a luz, a salvação. Oremos por todos!

Deus abençoe seu dia! Aguardo você amanhã!


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mandamento


Este é o meu mandamento: amai-vos, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz com o seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

João 15:12-17
Amado (a),

Esse é o mandamento do Senhor: "amai-vos como vos amo". Penso quase impossível, porque o amor que Ele tem para conosco é sobrenatural. Quem daria a vida por alguém? Você pode responder que sim, daria a vida pelo seu filho, seu pai, sua mãe, seu cônjuge. Mas você daria sua vida por pessoas que não conhecesse? Pagaria pelos erros dos outros com sua própria vida? Não. Nem adianta mentir. Quem já teve a experiência de tentar salvar alguém que estava se afogando? É preciso uma força grande para que você o tire de lá, porque na ânsia pela sobrevivência, ele te puxará para o fundo das águas. Imagine... Ninguém morre voluntariamente por alguém que o ignora. Existem os mártires. Sim, mas estes morrem por uma causa que defendem, por interesses do grupo que pertence, por uma causa que ama, cujos benefícios são incertos e restritos. Já a salvação certamente beneficia a todos nós. Basta querermos, para que a salvação seja obtida. Jesus morreu por nossos pecados, pagou as nossas dívidas e ainda assim foi traído, injuriado, massacrado e ignorado por nós. Depois de tudo isso ainda diz que somos seus amigos e foi quem nos escolheu para tal. Que graça! Jesus ainda diz: - Dissemine a minha paz, dê bons frutos, porque eu quero te abençoar! Meu pai vos dará o que pedirdes em meu nome.- Ele somente pede uma coisa: que nos amemos.


Até amanhã! Deus esteja contigo!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Exemplo de humildade de Cristo

Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tendo um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.
Filipenses 2:1-11

Amado(a),
Que palavra! E quão difícil é aplicá-la em nossas vidas.Parece até utópica a sociedade proposta por Paulo, tomando por exemplo Jesus Cristo. Nossa sociedade atualmente é conhecida por cultivar mais a aparência que a essência. É uma guerra constante de egos, pessoas que se consideram superiores às outras, mais inteligentes que as outras, mais ricas, mais poderosas, melhores que as outras. Que inversão de valores! Valemos mais pelo que temos, que pelo que somos.Somos lembrados mais por nossos papéis sociais do que por nós mesmos. Passamos a não ter nome, sendo chamados: engenheiro(a), professor(a), psicólogo(a), médico(a), e ganhamos status na proporção de nossa rentabilidade, via de regra. As pessoas estão se esmerando para se mostrarem melhores que as outras,esforços que as manterão sobre um pedestal de vanglória.As conseqüências dessa sociedade que busca glórias pra si são drásticas.Aqui podemos destacar a falta de amor,a desonestidade, a revolta, a inveja,a frustação, a depressão, os crimes...Seria sim, a sociedade que Paulo propõe, bem melhor de se viver. Não haveria diferenças já que consideraríamos os outros superiores a nós mesmos. Todos se respeitariam mutuamente. Todos seriam felizes.Mas nós, cristãos, devemos seguir o exemplo de Cristo. Sermos humildes, porque Deus tem prazer nos humildes. Estes são exaltados em Cristo, no momento em que Ele quiser. Acredite nisso, a palavra de Deus não volta vazia. Se tem promessa na sua vida, Ele a cumprirá. Mantenha-se na humildade, considerando o outro sempre superior a você.
Deus te abençoe muitíssimo no dia de hoje! Aguardo-te amanhã!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Jesus apazigua a tempestade

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos! E ele disse-lhes:Por que temeis, homens de pequena fé? Entã. levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Mateus 8:23-27

Amigo (a),

Você pode estar passando um momento turbulento em sua vida: uma perda, falta de emprego, doença, crise conjugal, desestruturação familiar. Você pode estar, nesse momento, arrasado, frustrado, deprimido. Você pode não saber que direção tomar diante tantas lutas, tribulações ou aflições. Mas o que você deve lembrar é que Jesus está dormindo em seu barco. Basta chamá-lo e expor suas dificuldades. Eu também por várias vezes já me esqueci disso, estava na tempestade e não me lembrava de clamar por Jesus, que estava bem ali pertinho. Nossa fé às vezes é tão pequenina, que precisamos que Jesus nos ajude até mesmo a acreditar no milagre. Nós, às vezes, não conhecemos o nosso Deus, não o consideramos maior do que nossos problemas., mas nos maravilhamos quando Ele faz sua perfeita obra. Admirados dizemos: Quem é este homem? Como se não o conhecêssemos. Entretanto, é Ele quem pode mudar nossas vidas, nossas histórias, é quem está no nosso barco. Portanto, necessitamos de sua presença em nosso barco, onde quer que formos. Para que a tempestade não nos destrua, já que somos falíveis, medrosos, e, confessemos, poucos de nós têm uma fé que atingiu a proporção de um grão de mostarda, essa é a verdade. Portanto, clamemos:- Senhor, ajude-nos a termos mais fé! Ajude-nos a te agradar! Não nos deixe que desviemos de seu propósito! Dê-nos graças! E ajude-nos a te conhecer, sempre, Senhor! Mais e mais!

Deus te abençoe! Até amanhã!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Esteja conosco, Deus!


Deus meu, Deus meu por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido enão me auxilias? Deus meu,eu clamo de dia e o Senhor não me ouve; de noite e não tenho sossego. Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram e não foram confundidos. Mas eu sou verme, e não homem, opróbio dos homens e desprezado do povo.Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o poisnele tem prazer. Mas tu és o que me tiraste do ventre; o que me preservaste estando ainda nos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.

Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem me ajude.

Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. (...)

Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha apressa-te em socorrer-me.

Vós que temeis ao Senhor, louvai-o (...) Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou,o ouviu. (...)

Salmo 22


Amigo (a),

Há momentos de nossas vidas que estamos tão angustiados que começamos a questionar e até a duvidar das promessas de Deus para nossas vidas. Quem nunca pensou: Será que estou falando com as paredes? Ou como Davi: Sou um verme! Sim, amigo (a), somos indignos de sermos atendidos por Deus, já que tanto o traimos. Quanto Davi pecou! Foram graves seus erros! E são graves os nossos também. Às vezes, chegamos a um estágio avançado de angústia, de depressão. E, perguntamos: Por que, Senhor? Por que não posso estar feliz? Por que não consigo sorrir e quando o faço é falsamente? Questionamos por que tantas pessoas sem Deus estão por aí aparentemente felizes. Julgamos que elas têm menos problemas que a gente. Aí bate a baixa auto-estima, o não consigo, o não posso. Mas como Davi, estamos é desesperados, desnorteados, zombados, e aos olhos de muitos, fracassados.Não aguentamos mais essa situação. E imploramos: Deus, apressa-te em me socorrer! Dê-nos sabedoria para entender o seu tempo. E esteja conosco enquanto esperamos, dê-nos auto-estima suficiente para suportamos e atravessarmos nosso Jordão! Sê conosco, Deus!


Amanhã estamos de volta! Deus esteja contigo!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O amparo da proteção Divina

Deus é o nosso refúgio e nossa força; mostrou-se nosso amparo nas tribulações. Por isso a terra pode tremer nada temeremos: as próprias montanhas podem se afundar nos mares.
Ainda que as águas tumultuem e estuem e venham abalar os montes, está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. Os braços de um rio alegram a cidade de Deus, o santuário do Altíssimo. Deus está no centro, ela é inabalável; desde o amanhecer, já Deus lhe vem em socorro. Agitaram-se as nações, vacilaram os reinos; apenas ressoou sua voz, tremeu a terra. Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó.
Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra.

Salmo 46: 1-9

Bom dia,

Ainda bem que temos um Senhor forte e poderoso, que nos ampara no momento da angústia. Ele é a quem devemos oferecer louvores pela grande obra. Porque tudo pode ser abalado: montes podem se moverem, as montanhas podem se afundar nos mares. Mas nós não seremos abalados. Em Deus devemos confiar, só Ele pode resolver nossas vidas, quando pensamos que para elas não há mais solução. É ele quem nos atende quando estamos desesperados. E é ele quem vai te ajudar também. Glorias sejam dadas ao nosso Salvador!

Que Deus abençoe nosso dia! E que possamos buscar abrigo no Altíssimo!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vãs preocupações


Jesus voltou-se para seus discípulos: "Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos: eles não semeiam, nem ceifam, nem tem despensa, nem celeiro; entretanto Deus os sustenta. Quanto mais valeis vós do que eles? Mas qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado á duração de sua vida? (...)

Os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas o vosso pai bem sabe que precisais de tudo isso. Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

Lucas 12:22-31

Bom dia,

Não devemos nos preocupar tanto com nossa vida terrena. Devemos sim, trabalhar para nos sustentarmos, mas é importante lembrarmos que Deus nos sustenta nas dificuldades. Ele sabe do que precisamos mais do que nós mesmos. Ele sabe que não precisamos apenas de comida, uma roupinha básica, um cantinho pra dormir.Sabe que precisamos de diversão e arte. Sabe que temos uma alma a ser zelada, um espírito que deve ser alimentado e ter paz. Buscar primeiro o Reino Dele é um requisito para que possamos gozar das bençãos que Ele nos dá. Ele só pede uma coisa: que entreguemos nossa vida, nossos corações a Ele. Não os coloquemos apenas em nossas riquezas, em nossos ilusórios poderes, em nosso falível intelectualismo. Não! É o Senhor quem determina até onde podemos ir, até quando viveremos e, portanto, não podemos acrescentar sequer um segundo em nossa efêmera existência.

Até amanhã! Tenha um ótimo dia!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Promessa




Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.
Porque da cidade fizeste um montão de pedras, e da cidade forte, uma ruína, e do paço dos estranhos, que não seja mais cidade e jamais se torne a edificar.
Pelo que te glorificará um povo poderoso, e a cidade das nações formidáveis te temerá. Porque foste a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como tempestade contra o muro(...) O Senhor aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos; e tirará o opóbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse.


Isaías 25:1-8


Bom dia, amigo (a)

O que temos a fazer é agradecer por Deus ter tanto cuidado por nós. Agradecer por permanecermos no centro de sua Magnífica vontade. Se não estamos, está na hora de pedirmos para entrar. Porque assim Deus nos garante vida eterna. Oremos agora numa expressão de gratidão: "Senhor Deus, nós te louvamos nessa hora por sua Poderosa Presença em nossas vidas. Tu és quem nos assegura a salvação, obrigado por isso! Que tu venhas nos sustentar a cada dia, a cada minuto, a cada pedacinho de nosso tempo aqui! E venhas nos permitir que não caiamos em tentações, Deus! Obrigada por esse dia,obrigada por ter onde morar,obrigada pelo alimento e pela vestimenta. Obrigada por tudo, óh Deus!


Que Deus te abençoe! Amanhã te aguardo!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A prosperidade dos pecadores acaba,somente os justos serão felizes


Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia.
Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.(...)
Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor e ele deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia,não ficará prostrado,pois o Senhor o sustém com a sua mão. (...)
A salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortalezano tempo da angústia.
E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

Salmo 37

Bom dia, amigo(a)

Nossa humana natureza, às vezes, tende a se indignar por causa da "prosperidade" dos ímpios. É comum questionarmos as "conquistas" dos indignos, dos que agem perversamente, sinuando que talvez nós é quem deveriamos estar assim. Mas nos esquecemos que a obra é do Senhor. Ele é quem nos dará a verdadeira e completa felicidade. É nele em quem devemos depositar nossa confiança, porque ele diz: Deleita-te! Ele nos concederá o desejo de nosso coração. Os malfeitores serão desarraigados, aqueles que não confiam nele também. Maldito o homem que confia em si mesmo. Olhe o que Deus nos pede, amado (a), que descansemos nele. é difícil descansar? E se você não descansar, vai resolver sua vida conforme ele a pensou? Não. Os pensamentos de Deus não são os nossos. Depois não podemos atribuir a Ele nossos fracassos, porque não o deixamos agir sobre nossas vidas, direcionar os nossos caminhos. Portanto, esqueça os ímpios! Você tem promessa de Deus, amado(a), então, descanse nele e ele tudo fará em sua vida!

Que Deus esteja com você durante esse dia! Que as bençãos do Senhor recaiam sobre sua vida! Amém!

Aguardo-te amanhã!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A vinda do Senhor







Nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupisciências,
E dizendo: Onde está a promessa de sua vinda? Porque desde que os meus pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoraram isto: que pela palavra de Deus já desde a antigüidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem,pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têem por tardia;mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

I João 3:3-9

Amado (a),

Temos muito forte a presença do tempo cronológico em nossas vidas, profundamente afetado pelo nosso corre-corre em busca de sustento e melhoria financeira. Envolvemo-nos a todo momento com os nossos afazeres e não nos atentamos para o tempo e para a obra de Deus. A verdade é: não temos tempo pra ele. Cansamos de esperar por esse tempo que é tão incompreensível, e demorado para nós. Como esperamos o tempo de Deus? Quanto tempo seria ao nosso humano entendimento esperar em Deus? A promessa é que ele venha nos buscar, nos tirar desse mundo de aflições e nos levar para um lugar sublime. Estamos apostatados da fé, vivemos em crise, corremos sem direção. Perdemos nossa dignidade, nosso caráter por tão pouca coisa. Pela ansiedade que nos faz tomar atitudes ilícitas, às vezes. Quem acredita na promessa? Há quem diz acreditar, mas não espera por ela. Esperando a promessa somos injuriados, criticados, zombados. Estamos à margem da sociedade, somos excluidos dos grupos sociais, das tribos, da roda dos escarnecedores, porque somos "quadrados". Glória a Deus, por isso! Se somos diferentes é porque somos o sal da terra e a luz do mundo, sem os quais o mundo pereceria. Se esperamos em Deus, somos sustentados na graça, não perdemos a esperança e, assim como Noé, construimos nossa arca, mesmo que o mundo pense que somos loucos, mas quando o "dilúvio" vir, eles implorarão nossa ajuda. E o meu Deus, cessado o tempo da Graça, dirá: -Apartai-vos de mim, malditos! Portanto amigo (a), peço-vos para que aguarde o tempo de Deus, e não vos sujeitais às concupisciências deste mundo.

Até amanhã, amigo(a)! Que Deus te abençoe!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

A excelência do amor fraternal

Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla dos seus vestidos;
Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.

Salmo 133





O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão.
Provérbios 18:24
Amigo (a),
Hoje é Domingo, dia em que, comumente, encontramos nossos mais especiais amigos. Que graça é termos amigos, pessoas em quem confiamos e que participam de nossas vidas nos momentos em que rimos ou choramos. Seja amigo você também, faça amigos, preze-os além de seus próprios interesses. Ter amigo é coisa boa, como diz o Livro Sagrado, na angústia o amigo se torna irmão. Amemos nossos amigos. Quem tem amigo, tem muita coisa. E quem tem o amigo dos amigos, Jesus, tem tudo. Não precisa de mais nada!
Amigo (a), amanhã estarei de volta com mais uma reflexão bíblica! Deus te abençoe!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A boa nova


O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;
Proclamar um ano de ação de graças da parte do Senhor, e um dia de vigança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo de alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar do desespero. (...)

Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor (...)
Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.

Isaías 61
Amado (a),


Deus me ungiu para que pudesse abençoar você. O Senhor me disse: -Filha, não seja egoísta: distribua o que eu lhe confiei! Apregoe as boas novas! Apregoe a salvação! Profetize bençãos! E é para isso que estou aqui, para dizer-lhe, amigo, que você em Cristo é mais do que vencedor. Basta confiar no poder divino de transformar sua vida! Trago as novas que te fará diferente, livre das algemas do mundo. Trago-lhe óleo de alegria! Que tu e a sua casa sejam abençoados por Deus sobremaneira!
Senhor sonde o coração de quem me lê, nesse momento, e dê a provisão para o que Ele necessitar, Deus, conforme a sua Vontade Soberana! Amém!

Aguardo você amanhã! Bom dia!